• Sobre o Acervo Digital

  • Voltar

Apresentação do Acervo Digital

O Acervo Digital reúne experiências, memórias e diagnósticos de pesquisadores e outros protagonistas de democracia constitucional brasileira e suas tendências críticas. As principais fontes do Acervo são entrevistas realizadas pela sua equipe e pela pesquisa Memória da Constituinte. Elas são completadas com materiais de pesquisa produzidos pelos entrevistados ou associados ao seu conteúdo.

A pesquisa do Acervo propõe-se a estabelecer frentes de diálogo entre pesquisadores, intelectuais e ativistas para apresentar informações relevantes e análises qualificadas, bem como organizar visões e propostas para auxiliar a reflexão e a divulgação de informações sobre a democracia constitucional brasileira. Com as ferramentas do Acervo é possível, localizar, de forma organizada, as pesquisas concluídas ou em andamento dos entrevistados, favorecendo o diálogo e facilitando a agenda de pesquisa em humanidades mais bem delineada no país.

O Acervo Digital adota política de acesso livre, para que seus resultados possam ser úteis como material didático e sejam amplamente divulgados em mídias digitais, de modo a servirem de fontes de informação para o público geral e a todos os interessados na defesa pública dos valores democráticos e da (re)construção de uma democracia constitucional e inclusiva no Brasil. Assim, sua vocação é constituir um espaço colaborativo e aberto de produção de pesquisas e intercâmbio de informações entre os pesquisadores associados.

O Acervo Digital começou a ser desenvolvido no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) em 2019, tendo como base a equipe da pesquisa que versou sobre a Memória da Constituinte, coordenada por Antônio Sérgio Carvalho Rocha e financiada pelo CNPq e pela Fapesp. Ao longo de 2020 e 2021, vem sendo implementada uma versão piloto do projeto do Acervo, o que permitiu aperfeiçoar a proposta inicial, implantar o site, realizar as primeiras entrevistas e validar a sua metodologia, entre outros pontos. O Acervo Digital é desenvolvido com a ferramenta Tainacan (https://tainacan.org/), empregada para organizar acervos de instituições de memória e culturais em plataforma WordPress. Para compor esse projeto-piloto, vêm sendo utilizadas duas fontes principais de informações: (i) materiais derivados da realização de entrevistas com pesquisadores do Cedec e (ii) os resultados da pesquisa Memória da Constituinte (parcialmente disponíveis em http://www.cedec.org.br/entrevistas/). Nesse período, as atividades contaram com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Unicamp, e foram realizadas em parceria com o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (CMU/Unicamp), com a atuação voluntária dos pesquisadores do Cedec, do Ceipoc-IFCH/Unicamp e do LECs/Unifesp.

Parceiros institucionais do Acervo Digital

Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec)

O Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) é um centro de pesquisa, reflexão e ação, fundado em 1976. Constituído sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, reúne intelectuais e pesquisadores, bem como realiza projetos de pesquisa, seminários, encontros e workshops. O Cedec dedica-se ao estudo das realidades brasileira e internacional. Suas atividades concentram-se em temas como direitos e justiça social, constituição e cidadania, instituições e práticas democráticas, políticas públicas, pensamento social e político, relações internacionais e integração regional. Também é responsável pela publicação da revista Lua Nova e dos Cadernos Cedec. Além do site, mantém o blog www.boletimluanova.org e organiza um podcast sobre suas atividades e pesquisa. Criou um grupo de pesquisadores sobre tecnologias digitais, direito e sociedade, que se integrará às atividades do projeto.

Grupo de Pesquisas em Direito e Política (GPD-Ceipoc/Unicamp)

O Grupo de Pesquisas em Direito e Política do Centro de Estudos Internacionais e de Política Contemporânea (GPD-Ceipoc/Unicamp) tem por objetivo de desenvolver pesquisas teóricas e empíricas sobre as relações entre política e direito, centradas particularmente em três grandes temas: pensamento constitucional, direito transnacional e direito e cidadania no Brasil. O grupo desenvolve seminários internos, atividades de extensão, como palestras, conferências e minicursos sobre os temas de suas pesquisas.

Laboratório de Estudos Constituintes (LECs-EFLCH/Unifesp)

O Laboratório de Estudos Constituintes (LECs), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp-Guarulhos, foi criado pelo professor Antônio Sérgio Carvalho Rocha em 2016, para acolher e dar treinamento teórico e aplicado aos alunxs da graduação e da pós-graduação que se interessem em estudar e desenvolver trabalhos sobre instituições políticas e história política brasileira, com ênfase na subárea da Política Comparada conhecida como Processos Constituintes – seja aqueles acontecidos no Brasil (em especial, da Assembleia Constituinte de 1987-88), seja nos casos internacionais, datando da década de 70 do século passado (Portugal, Espanha, Grécia) até os casos mais recentes, como Bolívia, Colômbia, Equador, Egito.

Centro de Memória-Unicamp (CMU/Unicamp)

O Centro de Memória-Unicamp (CMU/Unicamp) é um órgão que integra a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade Estadual de Campinas. Volta-se à captação, organização, preservação, disponibilização e difusão de conjuntos documentais para a produção de pesquisas, elaboração de dissertações e teses acadêmicas e publicação de livros e periódicos de caráter interdisciplinar e com ênfase na articulação entre memória e história. Seu acervo é datado entre os séculos XVII e o XXI, organizado em 113 conjuntos documentais públicos e privados. Atua também em assessorias e consultorias na área de gestão de acervos. O Centro é formado por uma equipe multidisciplinar de servidores que atuam tanto junto ao acervo (Setores de Atendimento ao Usuário, Processamento Técnico e Documentação Digital, Laboratório de Conservação e Restauro e Pesquisa), quanto em áreas de apoio (Administração, Informática e Tecnologia da Informação, e Comunicação e Publicações).

Equipe

Pesquisador coordenador e colabores

Andrei KoernerMariele Troiano
Antônio Sérgio Carvalho RochaRaquel Kritsch
Lígia Barros de FreitasWilson Vieira

Apoio técnico

João Paulo Berto

Estudantes de graduação bolsistas do SAE/Unicamp

Bruno Ramos BraitLucas Esteves de Souza
Fernanda Gonçalves FerreiraYasmin Domingues de Oliveira

Pesquisadores contratados

Celly Cook InatomiOzias Paes Neves
Júlio CattaiPedro Henrique Vasques
Lucas Baptista

Acesse aqui o Acervo Digital