• Informações sobre a pesquisa “Trabalho em Trajetórias”

  • Voltar

Resumo:

O Laept (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho) e o Labores (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre Trabalho), ambos da UFPB, objetivam, por meio deste projeto de extensão, realizar uma sequência de webinários-entrevistas com pesquisadores e pesquisadoras de referência nos estudos sobre o tema do trabalho no Brasil. Com a denominação de “Trabalho em trajetórias”, as sessões são organizadas a cada vez com um/a convidado/a, em uma frequência em média mensal. Participam das sessões alunos do PPGS/UFPB que estudam o tema. A primeira parte de cada sessão é dedicada ao relato do/a convidado/a sobre sua trajetória acadêmica (quando e como iniciou os estudos sobre o trabalho, as escolhas teórico-metodológicas e práticas que fez, situações marcantes, principais resultados alcançados, interlocuções mais importantes que construiu etc.). A segunda é dedicada a perguntas e comentários, de modo a suscitar do/a convidado/a uma complementação das informações e das reflexões apresentadas na primeira. Cada sessão será preparada, com leituras e elaboração prévia de questões. Com isso, procuramos dar ênfase a uma dimensão, normalmente não sistematizada nem tornada púbica, da experiência dos pesquisadores/as de referência na área. As sessões serão realizadas por meio de plataforma Zoom, gravadas, editadas e disponibilizadas no canal do LAEPT no Youtube, assim como em outros canais interessados na divulgação de material científico. Ao mesmo tempo, de um lado, miramos na formação imediata dos alunos do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB e no aprendizado que essa experiência proporcionará a todos os professores e alunos envolvidos. Do outro, pretendemos construir com tais sessões um registro expressivo das trajetórias dos campos da sociologia, antropologia, economia e história do trabalho.

Justificativa:

Os estudos sobre o tema do trabalho são um campo de abordagem com longa tradição no mundo e no Brasil, em várias áreas das Ciências Humanas. No Brasil, tal temática ganhou maior centralidade com o avanço da industrialização e da expansão e diversificação das atividades econômicas urbanas, assim como com as transformações dos sistemas produtivos agrícolas e rurais que daí derivou. O estudo as transformações nos padrões de relações de trabalho com foco na indústria, nos serviços, assim como na agricultura, tornou-se, no país, principalmente a partir dos anos 1950, uma vertente importante na Sociologia, Economia, História e outras disciplinas do campo das Ciências Humanas. Sucessivas gerações de pesquisadores se projetaram nas décadas seguintes, sendo que ganhou particular impulso tais estudos nos anos 1970 e 1980 quando transformações técnicas, organizacionais e institucionais no mundo do trabalho, no mundo e no país, no contexto da globalização, tiveram grande impacto. Novas mudanças vêm sendo implementadas mais recentemente com o capitalismo de plataformas, a indústria 4.0, as reformas trabalhistas, entre outros fatores, o que renova o interesse acadêmico pelo tema. De modo a gerar oportunidades de retomar as trajetórias de pesquisas consagradas nesse campo é que este projeto foi concebido.  Os alunos envolvidos têm a oportunidade de ouvir e interagir diretamente com os principais nomes em atuação nos estudos sobre o tema do trabalho no Brasil, nos campos da sociologia, antropologia, economia e história do trabalho. Para isso, antes de cada sessão há um processo de preparação, com leituras e discussões prévias a respeito das principais produções bibliográficas de cada convidado/a. Além disso, as gravações editadas das sessões visam compor um acervo expressivo desse campo de estudos no país, em perspectiva multidisciplinar. Tal acervo será de grande importância para a formação de pesquisadores na área, na UFPB e em todo o país.

Metodologia:

A metodologia adotada no projeto inclui três principais momentos:

a) preparação prévia do coletivo de docentes e discentes envolvidos, incluindo leituras e trocas de impressões a respeito das principais produções bibliográficas do/o convidado/a para os estudos sobre o tema do trabalho no Brasil e fora do país;

b) condução das entrevistas com um convidado a cada vez, em sessões realizadas por teleconferência, gravadas em vídeos; cada sessão terá dois momentos principais, sendo o primeiro dedicado ao relato do/a convidado/a sobre sua trajetória acadêmica (quando e como iniciou os estudos sobre o trabalho, as escolhas teórico-metodológicas e práticas que fez, situações marcantes, principais resultados alcançados, interlocuções mais importantes que construiu etc.) e o segundo, voltado a perguntas e comentários, de modo a suscitar do/a convidado/a a complementação das informações e nas reflexões apresentadas na primeira;

c) edição e publicação em canal de Youtube, para acesso geral por parte do público interessado. Ao final de um primeiro ciclo de entrevistas, teremos produzido e estaremos disponibilizando, à comunidade de pesquisadores, estudantes e demais interessados no tem, um expressivo acervo da memória de trajetórias de referência nacional no campo dos estudos do trabalho.

Objetivos:

Objetivo geral:

Retomar, por meio de entrevistas realizadas por vídeo conferência, as trajetórias de pesquisadores consagrados nacionalmente no campo dos estudos do trabalho, na Sociologia, Economia, História e outras disciplinas das Ciências Sociais.

Objetivos específicos:

– converter o momento das entrevistas e o processo de suas preparações em espaços de formação de novos pesquisadores no tema do trabalho, criando a oportunidade de um contato direto dos alunos com pesquisadores consagrados nacionalmente nesse campo.

– constituir um acervo documental em vídeos das trajetórias de um conjunto expressivo de pesquisadores consagrados nacionalmente nesse campo.

– disponibilizar esse material documental ao público de estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema do trabalho.

Resultados esperados:

– constituir uma oportunidade impar de complementação da formação dos alunos de pós-graduação e graduação envolvidos no projeto.

– constituir um acervo de registros em vídeos das trajetórias de um conjunto expressivo de pesquisadores consagrados nacionalmente nesse campo.

– disponibilizar esse material documental ao público de estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema do trabalho.

Acesse aqui as entrevistas do projeto: